Tratando Erros da API da ZapMe
Introdução
Se você leu a página anterior por completo, você deve ter observado que todas as respostas da API retornam sempre dois índices: status
e result
, por exemplo:
{
"status": true,
"result": "message_sent",
"date": "2025-06-06 14:04:06",
"data": "mensagem enviada"
}
date
é a data e a hora do envio da resposta, em formato: Y-m-d H:i:s.
Esses índices são fundamentais para entender o resultado de uma requisição e, principalmente, para tratar erros de forma adequada. Nesta página iremos explorar como interpretar os índices retornados pelas respostas da API e o que cada um deles significa.
Status de Resposta
Quando status
for diferente de true
, ou seja: false
, significa que houve algum erro na requisição. Utilize o campo result
da resposta para identificar o tipo de erro ocorrido. Por exemplo:
{
"status": false,
"result": "invalid_credential",
"date": "2025-06-06 14:52:14",
"error": [
"credenciais invalidas"
]
}
Neste caso, o índice result
indica que as credenciais fornecidas são inválidas, e o índice error
fornece uma descrição do erro em formato de array, que pode conter uma ou mais mensagens de erro.
Indices de Resposta
Quando result for: | Significa que: |
---|---|
invalid_credential | As credenciais de API informadas estão inválidas. |
unauthorized | Seu plano de serviço não está ativo na plataforma da ZapMe. |
unauthorized_ip | O seu IP não está permitido a se conectar com a API. |
authentication_not_found | Seu WhatsApp não está autenticado na plataforma da ZapMe. |
validation_error | Houve um erro de validação da requisição. |
not_found | Você tentou recuperar algo que não foi encontrado. |
limit_reached | Você atingiu o limite do recurso. |